01 - Curiosidades na Internet

NASA flagra explosão “monstro” nunca vista antes no universo [vídeo]

Acesse:http://noticias.seuhistory.com/nasa-flagra-explosao-monstro-nunca-vista-antes-no-universo-video

explosao-raios-gama-universo-the-history-channel
A maior e mais brilhante explosão cósmica já testemunhada foi capturada por telescópios espaciais no final de abril deste ano, revelou, recentemente, um estudo publicado na revista Science. Chamada de “monstro” pelos cientistas, a grande sorte é que essa explosão gigante de raios gama aconteceu em uma galáxia muito distante – mais exatamente a 3,7 bilhões de anos-luz da Terra.
.
“Esta explosão foi um evento cósmico que ocorre uma vez em um século”, disse o chefe de astrofísica da Nasa, Paul Hertz, em uma coletiva de imprensa na última quinta-feira.
.
A explosão de raios gama acontece quando uma estrela massiva morre, cai em um buraco negro,  explode (no que é chamado de supernova) e emite radiação energética. Caso um planeta seja atingido por uma destas explosões, ele poderia perder a sua atmosfera e se tornar cinza, dizem os cientistas. Embora os telescópios em órbita da Nasa capturem explosões pelo Universo a cada dois dias em média, há mais de 20 anos, esta registrada em abril é considerada a maior de todas já vista. Sua força foi registrada no dia 27 de abril, quando os instrumentos da Nasa detectaram uma energia cinco vezes maior do que o último evento “concorrente” deste tipo, uma explosão ocorrida em 1999. Esta explosão foi muito mais forte e durou muito mais tempo, afirmam os pesquisadores.
.
“Eu a chamo de monstro “, disse o astrofísico Rob Preece, da Universidade do Alabama, em Huntsville.
.
Os cientistas afirmam que é improvável que uma explosão de raios gama, especialmente uma de grande porte, ocorra na nossa galáxia. Eles acreditam que o risco de isto acontecer é de menos de 1 em 10 milhões.
.